domingo, 1 de setembro de 2013

Gases sob controle!


O aumento da flatulência e a sensação de mal estar e de estufamento podem ser sinal de algo errado. O melhor a fazer é investigar as causas e mudar hábitos que ajudam na redução do problema.




Caminhe: Determinados alimentos e hábitos diários como sedentarismo favorece o aparecimento e aumento da formação de gases, a caminhada favorece o aumento do peristaltismo fazendo com que ocorra uma eliminação e expulsão de gases retidos, além da redução da dor causado pelo desconforto dos gases.




Deixe as leguminosas de molho: Nosso sistema digestório não possui uma enzima chamada de alfa-galactosidade, responsável pela digestão de determinados carboidratos encontrados da maioria das vezes em feijões, lentilhas, grãos de bico e outras leguminosas. Como esses carboidratos não são digeridos eles são fermentados no intestino aumentando a formação de gases. Uma opção para reduzir a formação de gases é deixar de molho leguminosas antes do cozimento da noite para o dia trocando a água antes do cozimento. Além disso, deixar essas leguminosas de molho reduz a quantidade de enxofre, o que contribui também para o aparecimento de gases com odor forte, fétido, lembrando ovo podre.

Tranquilize-se: O estresse pode favorecer a formação de gases. A ansiedade dificulta a mastigação dos alimentos e isso leva a fermentação  de resíduos  não digeridos adequadamente, aumentando a formação dos gases. O hábito falar enquanto estiver comendo facilita a deglutição de ar. Além disso, o estresse faz com que o organismo produza uma substância chamada de cortisol, da qual interfere do na acidez estomacal e provoca um desequilíbrio da flora bacteriana.

Substitua os refrigerantes: Esse de tipo bebida contém alta quantidade de açúcares e gases que favorecem a formação de gases. O mesmo vale para a cevada que passa por um processo de fermentação. Substitua bebidas gasosas por suco natural de frutas e chás.

Reduza o açúcar: Evite alimentos ricos em açúcar, principalmente os carboidratos refinados, a ingestão desses açúcares forma um aumento da fermentação e desequilíbrio da flora intestinal, aumentando o aparecimento de bactérias patogênicas e reduzindo as bactérias benéficas do intestino como as bifidobactérias e os lactobacilos.

Com alguns desses cuidados e mudanças de hábitos diários é possível reduzir a formação de gases, evitar a distensão abdominal, dores provocados pelos gases e sensação de estufamento. Além disso é importante estar atento ao próprio organismo, evite consumir alimentos que provoque desconforto após o consumo, como geralmente, alimentos flatulentos, ou seja formadores de gases: cebola, repolho, pipoca,etc.

Alimentos que contribuem para a formação de gases:

Feijão, lentilha, ervilha, brócolis, couve-flor, ovo, repolho, cebola, açúcar, maçã, pêra, pêssego, ameixa seca, batata, trigo, batata-doce, doce em geral, milho,etc.

Acesse e fique por dentro de alimentos formadores de gases. Link: Alimentos e gases


Fonte: www.revistasaude.com.br
            www.nutrimarinareis.blogspot.com.br
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário