Mais uma novidade encontrada nas prateleiras dos mercados é a semente de chia. Atualmente, muita gente vem se preocupando com a qualidade de vida, saúde e bem estar, e assim o aparecimento de sementes funcionais que trazendo vários benefícios à saúde da população como a semente de linhaça e de quinua, por exemplo, que já fazem parte do uso diário de muita gente, e agora vem a semente de chia como a nova sensação do momento. A Chia ou Salvia hispânica L é nativa do Sul do México e do norte da Guatemala. Estudos apontam que as sementes de chia são ricas em fibras, alto teor de antioxidantes, proteínas, minerais, tais como, cálcio, ferro, além de conter ômega-6 e mais ômega-3 que a linhaça, ácidos graxos poliinsaturados, particularmente ácido graxo linoléico e ácido linolênico, que segundo estudos, a presença desses ácidos propicia a redução de riscos para doenças coronarianas. Estudos também afirmam que esses ácidos afetam as funções imunológicas.
Além disso, a presença de fibras solúveis da chia, forma um gel no estômago, o que diminui o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e auxilia na perda de peso, além de auxiliar na diminuição do colesterol; e a presença das fibras insolúveis, faz com que aumente o volume do bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal, além de aumentar a quantidade de bactérias benéficas do intestino e de retardar a absorção de glicose.
A chia pode ser adicionada em vitaminas, sucos, pães, bolos, omeletes, bolinhos de carne, biscoitos, saladas de frutas, saladas de folhosos, iogurtes, substituindo a farinha de mandioca, que é rica em carboidrato, pela farinha de chia, que é mais completa em nutrientes, entre outros, use sua criatividade para realizar preparações e adicione a chia.
Existe três maneiras de consumir a chia:
Semente de chia |
As propriedades nutricionais são mais preservadas. Pode-se incluir em sopas, pães, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).
É o produto final da moagem ou trituração da semente da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
Óleo de chia em cápsula |
Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.
Bom, em revistas de dietas e ao pesquisar na internet encontramos bons resultados de benefícios para os que fazem o uso da semente chia, como a semente que auxilia no emagrecimento, redução do colesterol, auxilia no tratamento do Diabetes, antioxidante, desintoxicante para o corpo, previne contra a osteoporose,entre outras. Mas cientificamente será que esses benefícios são verdadeiros?
De acordo com alguns estudos, pode-se dizer que o uso da semente de chia, pode ser usado como componente complementar nas preparações pelo seu alto teor de fibras dietética e de gorduras insaturadas, além dos minerais em sua composição, dos quais são benéficas a saúde e tem efeitos funcionais, porém ainda é muito cedo para se afirmar quanto aos seus benefícios das suas propriedades no auxilio da redução do peso corporal e prevenção contra o risco do aparecimento de outras doenças crônicos-degenerativas, devido a quantidade insuficiente de estudos testados em humanos.
Postado por Elisandra Alves dos Santos - Nutricionista
Ganzaroli, Jéssica Frnzão. Avaliação do Teor de Lípídeos Totais e da Composição em Ácidos Graxos de Sementes Salvia Hipânica L (CHIA). XVII Seminário de Iniciação tecnológica da Universidade Federal de Paraná- UFTPR.
Bressan Pepe, Renata. Disponível em: http://www.abeso.org.br/pdf/revista61/chia.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário