quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bons motivos para consumir o chá verde, mas atenção aos cuidados!


O consumo do chá é uma das bebidas mais conhecidas no mundo, comprovada cientificamente como uma bebida com propriedades funcionais, ou seja, além de conter substâncias nutricionais, possui  substâncias bioativas que diminuem o risco para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis , tais como: câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, como a obesidade, por exemplo, doenças inflamatórias,  trazendo desta forma, benefícios à saúde das pessoas. O chá é produzido a partir de folhas da planta Camellia sinensis (C. sinensis) é amplamente cultivada no sul da Ásia, incluindo China, Índia, Japão, Tailândia e Indonésia.

O chá verde é produzido a partir de folhas frescas da planta, onde em seu processo de produção sofre uma rápida inativação da enzima polifenol oxidase, sendo preservado uma maior quantidade desse polifenol, o que  torna-o mais rico em catequinas, das quais tem ação antioxidante.

A medicina chinesa e estudos realizados mostram as propriedades funcionais que o chá apresenta e recomendam o seu consumo diário por trazer benefícios à saúde e pela sua propriedade antioxidante.  A C. sinensis apresenta propriedades funcionais por apresentar em sua composição flavonóides.

Devido a suas propriedades antioxidantes, o flavonóide presente no chá verde, previne contra a oxidação do LDL- colesterol e a formação de placas de ateroma, das quais aumentam o risco de trombose. Estudos mostram que o chá verde também diminui a resistência à insulina e a absorção de glicose, além de além de auxiliar na redução do peso corporal, pois os flavonóides atua no sistema nervoso simpático aumentando a ação da termogênese, ou seja, ele aumenta a oxidação das gorduras e evita  o aumento do tamanho e a quantidade das células adiposas e consequentemente preveni contra o depósito de gordura, regulando o peso corporal.

A composição química do chá verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonóides, tais como: flavonóis e ácidos fenólicos, com a maior parte de catequinas, pigmentos, cafeína, carboidratos, aminoácidos, algumas vitaminas como B, E  e C, minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. 


Em geral, a depender do modo de preparação a cada 100ml de água para 1g de folha, contém 35-45mg de catequinas.

Mais atenção aos adeptos ao consumo exagerado do chá verde em busca do emagrecimento, pois na composição deste chá contém, cafeína, susbstância também presente no café, e em outros alimentos, este pode favorecer ao aumento da pressão arterial, taquicardia, náuseas, dores de cabeça, além de acelerar o metabolismo por ser um termogênico, o chá não deve ser consumido por pessoas com problemas cardíacos e hipertensos.


 Além disso pessoas com deficiência de ferro no organismo, não pode consumir esse chá, pois em sua composição existe uma substância anti-nutricional, chamada de "tanino" que por processo de biodisponibilidade, diminui a absorção do ferro no organismo.




Postado por Elisandra Alves dos Santos - Nutricionista

Senger, Ana Elisa Vieira. CHÁ VERDE (camellia sinensis) E SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/artigo_cha_verde.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário