domingo, 9 de junho de 2013

Diet ou Light? Qual a diferença?


saude.hsw.uol.com.br

A população ainda não está bem esclarecida quanto a diferença entre os  produtos light e diet expostos à venda nos mercados. Às vezes, vão ao supermercado em busca de alimentos para auxiliar na perda de peso corporal, com baixo teor em calorias, ou em busca de alimentos específicos para determinadas doenças (patologias) como o diabetes, hipertensão, etc. Chegando nesses locais o que se encontra é um emaranhado número de produtos designados como light e diet encontrados em pães, margarinas, iogurtes, biscoitos, etc, e aí como saber identificar qual o produto ideal para cada caso?  Para isso é preciso saber a diferença entre os alimentos diet e light. 
lovedthis.blogspot.com



 Alimentos Diet: é aquele alimento produzido industrialmente e que apresenta ausência de determinados nutrientes (açúcar, sal, lactose, gordura saturada, colesterol, etc). São produtos criados para indivíduos que seguem uma dieta com restrição ou redução de um determinado nutriente. Ex: Um determinado produto é isento de açúcares. 

Alimentos Light: é aquele produto produzido  com redução de, no mínimo, 25% do valor em um determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Ex: Um determinado produto contém redução de 40% em calorias.

Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. Por isso, este não auxilia na redução da perda de peso. O mais adequado, para auxiliar na redução de peso são os alimentos light, desde que a pessoa não necessite de alguma restrição de algum componente como, por exemplo, restrição de sódio da dieta. Porém, ao observar a embalagem desses produtos apresenta-se como, por exemplo, " Sem adição de açúcar", e ao observar o rótulo do mesmo produto consta lá algum percentual de carboidrato, isso quer dizer que, segundo a portaria SVS/MS n 29, de 13 de janeiro de 1998, para alimentos diet podem conter no máximo 0,5 g de sacarose, frutose e/ou glicose por 100g ou 100ml do produto pronto para ser consumido, assim funciona o mesmo para os produtos que devem ser restritos de gorduras, além do mais é permitido a presença de açúcares do próprio ingrediente adicionado na preparação, como, por exemplo, o amido da farinha de trigo.


carla-vivian.blogspot.com

O importante para quem quer fazer uma dieta balanceada, seja para perder peso, ou para restringir algum nutriente da dieta, em casos específicos, é procurar um profissional especializado como um nutricionista para calcular e adequar a dieta, estabelecer quais serão os alimentos mais adequados para cada caso em particular e orientar sobre a importância da leitura dos rótulos dos alimentos e consequentemente a comparação dos mesmos com os alimentos convencionais.
 Alessandro Govêa

Postado por Elisandra Alves dos Santos - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário