segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Por que os carboidratos devem fazer parte da sua dieta?

Para muita gente fazer uma dieta para emagrecer é retirar completamente os carboidratos (açúcares) e gorduras da alimentação, porém quando se fala em fazer uma dieta balanceada ela tem que conter, basicamente, para indivíduos saudáveis, segundo a faixa de distribuição aceitável de macronutrientes (Acceptable macronutrient distribution range - AMDR): 



  • 10-35% da ingestão energética de adultos seja provenientes das proteínas;
  • 20-35%, proveniente dos lipídeos;
  • 45-65%, de carboidratos.
Veja a distribuição de fontes na pirâmide alimentar:



Sabe-se que o carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, especialmente, para o cérebro, que é o único órgão dependente de glicose. Sabemos que precisamos de energia para executar qualquer tarefa, como: andar, falar, pular,etc e também para quem deseja perder peso, pois nosso corpo precisa de energia para fazer com que haja perda de massa gorda.

Com a ingestão inadequada de carboidrato ou a ausência deste, o organismo utilizará como fonte de energia as gorduras e proteínas, causando a formação de corpos cetônicos e perda de massa muscular. Portanto, o consumo correto de carboidrato previne a perda de massa muscular e formação de corpos cetônicos a partir da oxidação das gorduras.

Estudos encontrados na literatura comprovam que o consumo correto de carboidratos, melhora o desempenho durante os exercícios físicos, evitando uma hipoglicemia, cansaço e fadiga.


E onde podemos encontrar os carboidratos?

Arroz, batata, pão, balas, doces, massas em geral, mandioca, farinhas, bolacha, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais.



Além disso, é preciso saber escolher as fontes de carboidratos, das quais se destacam os simples e os complexos. Dê preferência aos carboidratos complexos ricos em fibras, e consuma menos os ricos em carboidratos simples, presentes nos doces, açúcar, balas, refrigerantes, arroz branco,etc estes aumentam a glicemia sanguínea, aumentam o depósito de gordura corporal e não são indicadas para pessoas com diabetes.



lembrem-se: prefiram pães, biscoitos e massas e outros produtos alimentícios na versão integral, dos quais fornecem energia e um aporte de fibras essenciais para nossa saúde, porém não exagere no consumo achando que ele não irá favorecer no ganho de peso, alimentos integrais possuem, aproximadamente, o mesmo aporte calórico de um alimento não integral, a diferença é o aporte de fibras e seus benefícios funcionais na redução do colesterol, glicose sanguínea, regulação do trânsito intestinal e no aumento da saciedade, para quem está em busca da perda de peso.


Atenção!
Qualquer recomendação nutricional deve ser feita de forma individualizada e realizada por uma nutricionista.






Fontes: 
MANUAL DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS. Disponível em: http://www.novonordisk.com.br/Images/2010/pdf/Contagem_carboidratos.pdf
Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Disponível em: http://www.crn1.org.br/images/pdf/publica/mat_tec_nut.pdf
Carboidratos. Disponível em: http://benvenutri.blogspot.com.br/2012/11/carboidratos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário